Para gerar bons resultados no campo, a gestão eficiente de pessoas pode ser tão importante quanto o gerenciamento financeiro e produtivo da fazenda e do rebanho. De acordo com o médico veterinário e coordenador de Gestão de Pessoas da Rehagro, Emerson Alvarenga, estudos em empresas nacionais mostram que os principais problemas de gestão se concentram na comunicação, relações humanas, delegação e liderança. “Somados, esses fatores representam 55% das falhas de um negócio”, destaca o especialista.
Não por acaso, os recursos humanos são uma área de estudo à parte. “O sucesso e a sustentabilidade de um negócio dependem de conhecimentos técnicos e metodologias, mas também estão diretamente ligados ao desempenho das pessoas que estão por trás das operações – por isso, é preciso também entender de gente. E nesse processo, uma boa liderança faz grande diferença”, defende Emerson Alvarenga.
O domínio sobre a gestão dos recursos humanos permite o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências pessoais e comportamentais de gestores, profissionais e equipes.
Em seu artigo Gestão de pessoas em fazendas: você está fazendo do jeito certo? publicado em agosto de 2018, no Blog do Rehagro, Emerson Alvarenga mostra como e porque a gestão de pessoas nas fazendas pode fazer a diferença. Confira 9 dicas do especialista nesse âmbito.
1 Autoconhecimento |
O autoconhecimento consiste em entender como as experiências influenciam a nossa forma de pensar e agir. Tal hábito desenvolve a inteligência emocional, ou seja, a capacidade de gerenciar emoções e ter autocontrole. Para exercitar o autoconhecimento é preciso partir do entendimento de que as pessoas são diferentes e, por isso, pensam e agem de formas diferentes.
Por isso, para saber lidar com pessoas é preciso conhecer, analisar e identificar o perfil pessoal e comportamental de si mesmo e de cada profissional de sua equipe. Esse exercício contribui para desenvolver habilidades de liderança essenciais a um gestor de sucesso – tais como a comunicação e o relacionamento interpessoal.
Quando associadas ao planejamento e às ferramentas de gestão, essas habilidades e competências de liderança ampliam a capacidade de enxergar e analisar os cenários interno e externos da empresa, considerando forças e fraquezas, pontos positivos e negativos, oportunidades e ameaças. No âmbito externo, é importante observar os contextos em que o negócio está inserido - econômico, político, legal, tecnológico, sociocultural, mercadológico e, também, sobre a concorrência, fornecedores, entre outros que impactam o desempenho da empresa.
Essa avaliação aprofundada de todas as variáveis de um negócio permite a definição de objetivos estratégicos e metas e a elaboração de um plano de ação para o negócio que vão embasar tomadas de decisões mais assertivas.
2 Plano de Ação |
O plano de ação permite alcançar os resultados planejados a partir da definição de responsabilidades e do monitoramento das atividades previstas e executadas, aspectos que são visualizados por todos da equipe, aumentando as chances de cumprimento e sucesso das ações, metas e objetivos.
Existem diversas ferramentas gerenciais que complementam e agregam eficiência ao plano de ação. Entre elas, estão: organograma, regulamento interno, descrição de cargos e tarefas, agenda macro, checklist, anotação de anomalias e auditorias.
3 Organograma |
A construção de um organograma permite definir quem são as lideranças no negócio e qual será a estrutura organizacional da empresa. Cada profissional da equipe deve ter claro qual a sua posição, papel e função, e quem são seus pares, líderes e liderados diretos. Dessa forma, o organograma contribui para a eficiência dos processos de comunicação e delegação de atividades.
4 Regulamento interno |
É o documento que define, orienta e deixa claro para a equipe sobre as normas da empresa que devem ser seguidas por todos. É importante estimular a leitura e a consulta frequente desse documento, reforçando e comentando seus tópicos em reuniões e ilustrando a aplicação dessas diretrizes em situações excepcionais e de rotina.
O documento também deve prever advertências e penalidades nos casos de infração das normas, que devem ser claramente comunicadas no regulamento interno. A infração deve ser abordada, primeiro, por advertência verbal, depois por escrito e, em casos de reincidência, por comunicação escrita com aplicação de penalidades previstas.
5 Gestão da qualidade |
Aplicar processos de gestão de qualidade consiste em conduzir a empresa com habilidades gerenciais focadas no alcance da excelência e na organização funcional e eficiente do negócio.
A organização de qualidade da empresa deve contemplar aspectos físicos e estruturais – como salas, móveis, galpões, documentos, equipamentos, ferramentas, implementos, almoxarifado, entre outros – e de recursos humanos e processos – como organização do trabalho, dos cargos e funções, das responsabilidades, dos comandos e regras. Ou seja, a gestão de qualidade é parte fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
6 Agenda macro |
A elaboração de uma agenda macro possibilita programar e planejar as atividades e ações da empresa, mensal ou anualmente. Essa ferramenta ajuda a ter uma visão global das atividades a serem gerenciadas no presente e no futuro e a planejar bem sua execução e entregas, subsidiando tomadas de decisões mais assertivas e estratégicas, como, por exemplo, antecipar uma mudança de rumo sobre uma ação que não rendeu os resultados esperados.
A agenda macro também é muito importante para melhorar a comunicação do corpo gerencial. Isso porque ela é construída de forma conjunta e consensual por todos os gestores, devendo traçar todas as prioridades e responsabilidades e estar sempre acessível e visível para a equipe. A ferramenta também deve contemplar aspectos técnicos, financeiros, comerciais e sazonais do negócio, de forma a subsidiar a previsão de receitas e desembolsos.
7 Descrição de cargos |
Consiste em um documento que detalha informações referentes aos cargos e respectivas atividades, tarefas, deveres e responsabilidades essenciais à execução e desempenho da função. A descrição de cargos pode incluir, ainda, as habilidades e competências necessárias ao profissional que ocupa determinado cargo. Essa ferramenta também contribui para que os gestores conheçam o papel e a importância de cada empregado dentro da empresa e ajuda nos processos de recrutamento, seleção e contratação de pessoas.
8 Check-list ou lista de verificação |
Consiste numa relação de itens e atividades a serem executados, concluídos e entregues. Por exemplo, antes de se deslocar para cumprir uma atividade que envolva transporte de objetos ou produtos, é importante consultar o checklist, para checar se outros itens relativos a esta ação específica também estão em conformidade.
9 Gestão à vista |
Tão importante quanto as ferramentas gerenciais listadas neste texto, está a gestão à vista. Consiste no uso de mecanismos ou sistemas que reúnem e disponibilizam os principais indicadores, metas e resultados para a equipe, de forma clara e objetiva, por meio de estatísticas, gráficos, dados, informações e análises gerenciais. Pode ser um simples quadro disponível nas áreas de circulação, informes internos, sistema de rede ou software de gestão no qual é possível administrar acessos restritos.
Esse processo de comunicação deve contemplar agenda macro, indicadores, metas, resultados, informações, fotos, organograma, agenda de reuniões, treinamentos, protocolos operacionais e notícias diversas sobre o mercado e a empresa, como reconhecimentos. É importante que essa comunicação também aconteça e seja reforçada verbalmente.
Para ler a versão original e na íntegra do artigo Gestão de pessoas em fazendas: você está fazendo do jeito certo?, do especialista Emerson Alvarenga, acesse o Blog do Rehagro (https://rehagro.com.br/blog/gestao-de-pessoas-em-fazendas-voce-esta-fazendo-do-jeito-certo/).